|
 Técnicos da CeasaMinas foram recebidos por produtores rurais do Quilombo da Pontinha, em Paraopeba, na última semana. O motivo da visita foi apresentar o projeto Caminhos da Inclusão, pelo qual a CeasaMinas facilita o acesso de grupos especiais – quilombolas, assentados da reforma agrária, povos originários e agricultura urbana e periurbana - aos seus entrepostos.
Com o projeto, a CeasaMinas pretende também trazer mais diversidade de produtos aos seus entrepostos, ampliando as possibilidades dos consumidores. “A gente tem muita diversidade em relação aos produtos, desde hortaliças, arroz, feijão, milho, artesanato”, conta Sandra Aparecida de Jesus, moradora do quilombo desde que nasceu, há 42 anos, e que hoje atua como presidente da Associação Comunitária Quilombola da Pontinha.
No Quilombo da Pontinha, também há extrativismo no Cerrado, especialmente com a coleta do pequi e a extração do seu óleo. “Aqui a gente é muito rico de produtos do Cerrado”, diz Sandra. O extrativismo é uma atividade praticada por populações locais para obter renda a partir dos recuros naturais do local onde vivem, sendo considerada uma prática importante para a subsistência de comunidades tradicionais e pequenos agricultores.
A reunião em Paraopeba também contou com a presença de representantes da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Sete Lagoas (Coopersefa). “Nossos produtos são voltados para o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), mas há excedente. Então o projeto da Ceasa é mais uma oportunidade de um novo mercado”, analisa Giordânia Rocha, engenheira agrônoma e diretora comercial da cooperativa, que hoje conta com 45 produrores rurais urbanos e periurbanos cooperados.
A equipe da CeasaMinas que realizou a visita foi composta por Wilson Guide, chefe do Departamento Técnico, Michel Rodrigues, coordenador da Seção de Agroqualidade, e Vinícius Mattiello, jornalista da Seção de Comunicação. Todos eles compõem a comissão responsável por desenvolver e implementar o Caminhos da Inclusão nos seis entrepostos da CeasaMinas no estado.
Notícia de 02/12/2025.
|
|