|
 O Prodal Banco de Alimentos foi mencionado como caso de sucesso em estrutura e gestão no manual Ceasa Desperdício Zero, lançado na última semana. O documento reúne boas práticas e exemplos reais para transformar a forma como as Ceasas de todo o país lidam com os alimentos que perderam valor de mercado, reduzindo o desperdício. Segundo o manual, o Prodal é um modelo que pode ser replicável no contexto brasileiro.
“O Prodal Banco de Alimentos da CeasaMinas dispõe de uma área total de 2.000 m², dos quais 800 m² são de área construída, e consolidou-se como uma referência nacional em estrutura e atuação”, diz o manual, que é resultado da parceria do Pacto Contra a Fome, Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen) e Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), ao qual a CeasaMinas é vinculada.
O documento também diz que “o espaço conta com área coberta para recepção e pré-triagem de doações, setor de seleção e higienização, ambientes exclusivos para armazenamento, com estoques secos e câmaras frigoríficas, além de salas destinadas ao fracionamento, expedição e descarte de resíduos. Toda a estrutura atende às normas da ANVISA e às boas práticas sanitárias”.
O lançamento do Ceasa Desperdício Zero foi realizado durante o Prêmio Pacto Contra a Fome 2025, que premiou iniciativas que reduzem a fome e o desperdício. O diretor técnico da CeasaMinas, Felipe Ávila, e a assistente social do Prodal, Cláudia Duarte, participaram do evento, que contou com a presença de ministros de estado. “Foi emocionante e impactante”, resumiu Cláudia.
Para baixar o manual, clique aqui.
Notícia de 12/11/2025.
|
|