 A CeasaMinas realizou hoje, em parceria com o Instituto Mineiro de Agropecuária (Ima) e a Vigilância Sanitária de Contagem, um blitz para combater alimentos industrializados comercializados no Mercado Livre do Produtor (MLP) sem a certificação da vigilância sanitária. Foram feitas 3 notificações e os produtores terão um prazo de 30 dias para se regularizar. Cerca de 40 produtores foram vistoriados. A ação também teve o apoio da Polícia Militar.
“A CeasaMinas soltou uma norma, a Resolução da Diretoria 25/2024 que é justamente sobre a regularização desses produtos. São o mel, cachaça, produtos em conserva, doces. Tem um ano e dois meses que a CeasaMinas está fazendo a conscientização dos produtores, orientando quanto a rastreabilidade, rótulo, registro dos produtos. Essa blitz está sendo para orientar mais ainda e fiscalizar”, afirmou o técnico da CeasaMinas, Joaquim Alvarenga.
“A importância é manter a sanidade dos produtos para a população comprar produtos viáveis ao consumo. Produtos legalizados. Dá mais segurança alimentar”, complementou Felipe Fernandes, fiscal agropecuário do Ima.
Já Willer Alves, inspetor de saúde da vigilância sanitária de Contagem, destacou que a blitz “verificou a rotulagem dos produtos para saber se constam algumas informações necessárias para a comercialização. Facilita a rastreabilidade dos produtos e se é registrado no Ima”.
Mais informações:
Seção de Comunicação: (31) 3399-2011 Notícia de 10/11/2025.
|