|
Nesta segunda-feira, 29/09, é celebrado o Dia Internacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdício de Alimentos, que visa conscientizar empresas e cidadãos sobre a importância da redução do desperdício de alimentos para a promoção da segurança alimentar. Esse é o objetivo diário do Prodal o Banco de Alimentos, que, neste ano, já complementou quase dois milhões de refeições com alimentos que seriam jogados no lixo.
A data foi criada pela FAO, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, segundo a qual mais de 13% dos alimentos são perdidos após a colheita e antes de chegar ao varejo – justamente o espaço onde a CeasaMinas está. Por isso, há 23 anos, a estatal criou o Prodal Banco de Alimentos, que recolhe, dos produtores rurais e concessionários, aqueles produtos próprios para consumo, mas que por qualquer motivo não foram comercializados.
Ao chegar no Prodal, esses alimentos são selecionados antes de serem encaminhados para as instituições sociais cadastradas. Somente no último mês, 127 instituições foram beneficiadas diretamente, fazendo com que os alimentos chegassem a mais de 39 mil pessoas. O Prodal também colaborou com sete bancos de alimentos, que atendem outras 208 instituições. Além da segurança alimentar, a redução das perdas contribui para a proteção do meio ambiente, já que reduz a quantidade de rejeitos.
NA SUA CASA
Também segundo a FAO, o desperdício de alimentos nas residências, restaurantes, bares e em outros serviços de alimentação é de 19%. Por isso, a gente aproveita para te convidar a integrar a missão do Prodal na sua própria casa, seguindo três dicas:
1 - Antes de ir pra feira, sacolão ou supermercado, faça uma lista de compras. Assim, você evita comprar por impulso e correr o risco de levar pra casa mais produtos do que vai conseguir consumir. Não fazer compras com fome também ajuda nesse sentido.
2 - Armazene corretamente os alimentos. No site da CeasaMinas, você consegue ver dicas de como armazenar cada legume, fruta ou verdura. Essas informações estão disponíveis em “Produtos do mês” e são importantes para evitar que eles estraguem mais rapidamente.
3 - Na sua cozinha, adote o lema “aproveitamento integral”. Talos de verduras, que geralmente são descartados, podem ser usados em sopas e caldos, por exemplo. Sobras de alimentos podem ser reaproveitadas em receitas de bolinhos, tortas e sopas.
Para saber mais sobre o Prodal, acesse
http://www.ceasaminas.com.br/prodalbancodealimentosgeral.asp
Notícia de 29/09/2025.
|
|