 No próximo sábado, 27/9, a CeasaMinas irá receber a visita técnica de representantes das artesãs e quitandeiras do quilombo dos Arturos. Elas irão verificar se é interessante para o grupo comercializar suas mercadorias no varejão que acontece no entreposto de Contagem. A visita faz parte do projeto Caminhos da Inclusão.
Também como parte do mesmo projeto, na última sexta-feira, 19/2, outros representantes dos Arturos também estiveram na CeasaMinas. Eles conheceram o mercado atacadista e manifestaram a intenção de começar a comercializar no entreposto de Contagem no final do próximo mês de outubro. No quilombo, são produzidos diversos hortigranjeiros, como repolho, couve e jiló. Também são produzidos artesanatos, como toalhas de mesa. Chás e bolos também são feitos no local.
Caminhos da Inclusão
O projeto Caminhos da Inclusão já está permitindo que grupos prioritários comercializem seus produtos na CeasaMinas. Os grupos prioritários são quilombolas, indígenas, assentados da reforma agrária e agricultores urbanos e periurbanos. Dezenas de integrantes desses grupos já estão comercializando no entreposto de Uberlândia. A expectativa é que os Arturos serão os primeiros na unidade de Contagem.
A entrada desses grupos prioritários só foi possível com a flexibilização da documentação necessária para acessar o mercado, já que, em muitos casos, o terreno usado para o plantio está em nome de cooperativas ou associações legalmente constituídas.
Mais informações:
Seção de Comunicação: (31) 3399-2011 Notícia de 22/09/2025.
|